Quem somos

Quem somos

Sail & Whale é um projeto que pretende reunir avistamentos de cetáceos utilizando como base a ciência cidadã,

fundamentalmente, em estreita colaboração com os velejadores.

Tudo começou quando, estudando a migração dos cetáceos no Atlântico, percebemos que praticamente o que hoje sabemos se baseia em avistamentos costeiros. Ainda que recentemente vários estudos que utilizam seguimento por satélite e foto-identificação confirmaram a presença de um mesmo indivíduo em diferentes áreas e em um tempo distinto, as rotas migratórias do Atlântico ainda resultam enigmáticas para a ciência. Um dos grandes desafios para o estudo destes animais é encontrá-los em alto mar, visto que as campanhas dedicadas especificamente para tal fim supõem um esforço logístico e económico praticamente inviável. Neste sentido, aparecem cada dia diferentes alternativas para aproveitar novas fontes de dados úteis e sustentáveis.

Desde o convés do nosso veleiro, e com esta ideia na mente, percebemos que são os velejadores, que navegam por todos os oceanos do mundo e são conscientes da necessidade da sua conservação, que realmente podem fazer a diferença reportando os avistamentos de cetáceos. 

O primeiro passo já estava dado, e os seguintes chegaram aos bocadinhos. Conhecer pessoas com as mesmas preocupações pelo oceano e a sua conservação, que ativamente trabalham em prol da conscientização ambiental e a faz realidade, foi definitivamente o que impulsou o nascimento deste projeto com energia e esperança, assim, a própria vontade encontrou a forma de atingir os seus ojetivos.