O que fazemos

O que fazemos

Nosso objetivo é estabelecer um programa de monitorização de cetáceos que se perpetue no tempo criando uma rede de colaboração entre velejadores, cidadãos e ciência.

Tradicionalmente, os cetáceos são estudados desde plataformas de observação dedicadas (como barcos ou avionetas) ou pontos fixos no continente. No entanto, devido fundamentalmente as dificuldades económicas que implicam a maioria destes estudos, nos últimos anos as plataformas de observação oportunistas são cada vez mais comuns, contando entre elas as empresas de observação de cetáceos, os pesqueiros, ferries ou cargueiros. Mesmo assim, até o momento não se conseguiu estabelecer uma maneira efetiva de involver os veleiros, que navegam por todolos oceanos sem restrição espacial ou temporal alguma.

Neste sentido, a natureza inovadora deste projeto foca-se em vários pilares:

  • Em primeiro lugar, utilizar plataformas de observação não empregadas de forma habitual para tal fim, como por exemplo, os VELEIROS.
  • Em segundo lugar, desenvolver um programa de monitorização de cetáceos com continuidade temporal. É aqui que destacamos o baixo custo inicial necessário para dar início a este projeto e o seu potencial para manter-se em funcionamento de forma sustentável e permitir uma fácil expansão, contribuindo assim para séries temporais de maior duração.
  • Finalmente, dados que seriam totalmente inacessíveis podem agora serem registados e partilhados abertamente. E, neste sentido, os dados obtidos serão utilizados da melhor forma possível com a colaboração de outros investigadores e projetos interessados.
  • Dados disponíveis abertamente para quem quiser utiliza-los. A ciência precisa colaboração!

Igualmente, convém destacar o componente de sensibilização e conscientização ambiental que o projeto abrange, não só com os participantes, mas também com a sociedade em geral. Pretende-se conhecer todas as partes envolvidas, compartilhar conhecimentos uns com os outros, e colaborar na divulgação de experiências e conhecimentos a favor da conservação do ambiente marinho.